Guia de sobrevivência para os exames

by - maio 13, 2017





Está quase a chegar a altura mais temida dos estudantes universitários e daqueles que ambicionam candidatar-se à faculdade: a época de exames. Os picos de stress e ansiedade estão neste momento ao rubro.
Junho é sinónimo, não só de verão e férias, mas também desta época em que todos “lutamos” para sobreviver. E deixem-me que vos diga que não é nada fácil: há sempre muito para estudar e pouco tempo para descansar ou até mesmo para fazer pausas!
Por esse motivo, e pensando em todos vocês que, tal como eu, se preparam para sobreviver aos exames, criei uma lista com as minhas dicas que vos podem dar muito jeito nesta altura mais difícil!


  • Criar um horário - Devemos criar um horário onde esteja descrito o nº de horas que tencionam estudar bem como a disciplina. Lembrem-se que nem sempre é fácil estar motivado por isso sugiro que façam pausas de 15/20 minutos a cada 45 minutos/ 1 hora. Uma boa app para vos ajudar nisto é a app Todait, onde vos ajuda a organizar sessões diárias de estudo e até tem uma secção de bloqueio onde bloqueia todas as outras apps que possam causar distrações. Esta app está disponível na Play Store. Para vos ajudar encontrei no pinterest alguns printables com os meses do ano e os dias semanais do blog da eliza ellis os quais juntei numa pasta. Se tiverem interessados cliquem aqui, para poderem descarregar este printables.
  • Começar a estudar cedo e não de véspera – o horário até pode ser muito bom mas se estudarem de véspera o mais provável é tentarem decorar ao máximo a matéria e se no vosso exame vos perguntarem algo que não estavam à espera, “espalham-se ao comprido” e bloqueiam. O que me leva ao próximo ponto.
  • Não decorem a matéria – sei que todos nós nos perguntamos, “mas porque é que eu preciso de saber isto?” ou “isto não vai servir de nada no meu futuro, para que devo estudar isto?”. Pois é, mas na verdade mais cedo ou mais tarde, os nossos conhecimentos vão ser postos à prova e o ato de decorar não nos vai ajudar em nada. Em baixo, mostro-vos um pequeno gráfico de algo que o meu professor de gestão me disse no ano passado e eu até hoje não me esqueci, que é: nós ao decorar a matéria de um teste de véspera estamos a decorar muita coisa e no dia a seguir, ou seja, dia do teste, lembramo-nos das coisas. No entanto, passado uma semana ou um mês, já não nos vamos lembrar de nada. Para colmatar isso, se estudarmos todos os dias um pouco, chegamos ao exame e primeiro, sabemos as coisas todas na mesma, segunda, vamos memorizar o que aprendemos por um maior período de tempo, pois estamos a lembrar o nosso cérebro da mesma informação vezes sem conta.
  • Garantir que tens todos os materiais necessários para o teu estudo, caso contrário estarás constantemente distraído a ir buscar as coisas de que necessitas em vez de estares a estudar.
  • Estudem num espaço limpo e arrumado – se estudarem num espaço limpo têm mais hipóteses de se concentrarem no estudo, caso contrário, só pensaram na desarrumação em que está o vosso quarto ou no facto de não terem, por exemplo, lavado a loiça do almoço.
  • Usem o método de estudo que mais se adequa a vocês – apesar de estar no segundo ano de faculdade, só no ano passado é que consegui descobrir o melhor método de estudo para mim. No meu caso, eu tiro apontamentos diários nas aulas que passo a limpo em casa no fim de cada dia, ou caso não tenha tempo, no fim-de-semana. Depois faço resumos da matéria dada e, de seguida, faço perguntas escritas. Por exemplo, para estudar para o meu teste de direito, escrevi numa folha todas as possíveis perguntas que o professor poderia fazer e depois, estudava os resumos e respondia a essas mesmas perguntas até ter a certeza de que sabia tudo na ponta da língua. É claro que no caso de disciplinas como matemática, eu faço vários exercícios todos os dias até ter a certeza de que sei fazê-los, pois matemática acaba por ser uma disciplina mais prática. Aproveitem também para tirar todas as vossas dúvidas com os professores!
  • Descubram qual é a vossa melhor hora de produtividade – há pessoas que são mais produtivas de madrugada e outras que são mais produtivas de noite. É importante saber isto, para moldar o vosso horário de estudo. Se não sabem podem fazer um pequeno teste onde, durante uma semana, apontam os dias e horas a que são mais produtivos e assim torna-se mais fácil para vocês estudarem.
  • Tenham atenção redobrada em relação à vossa alimentação e mantenham-se hidratados, quer seja com água, chá ou café (mas não em demasia)!
  • Dormir entre 8h a 9h se possível, caso contrário, durmam o máximo de tempo que conseguirem, pois é muito importante que estejam despertos quando chegar a altura de estudar.
  • Relaxa – arranjem tempo para relaxar, nem que seja só uma meia horinha.
  •  É importante comer snacks durante o estudo. Tentem consumir alimentos como chocolate preto, nozes e mirtilos, pois estes ajudam a estimular o nosso cérebro.
  • Tenta estudar de vez em quando em grupo ou explica a matéria para outra pessoa, pois ao fazeres isto qualquer questão que tenhas irá sobressair e vais saber assim onde tens mais dificuldades.
  • E por fim, se preferirem, vistam uma roupa confortável para que estejam relativamente cómodos enquanto estudam.


Espero que estas dicas vos ajudem. Comentem se já seguem alguma destas dicas nos comentários!

Xoxo,
RR

You May Also Like

0 comentários