A minha experiência na universidade + conselhos

by - junho 28, 2017

Olá a todos!

Se subscrevem o meu canal do youtube sabem que a partir de agora vou tentar fazer posts e publicar vídeos duas vezes por semana, sendo os dias escolhidos quarta e domingo. No entanto, como também vos disse vou começar a trabalhar agora no dia 2 na Bulgária e espero ter tempo tanto para gravar e editar como também para vos escrever! 

Mas vamos lá começar o post de hoje!! Para começar é a primeira colaboração aqui no blog e é com outra blogger. blogger é a Cátia Silva do blog http://catiia-siilva.blogspot.pt/ e decidimos falar sobre as nossas experiências na escola. No meu caso vou falar da minha experiência na universidade e como foi entrar, enquanto a Cátia vai falar sobre a experiência dela no secundário.



Visto que tenho um canal no youtube decidi fazer um video onde vos conto a minha experiência e escrever aqui alguns conselhos que tenho para vocês que vão entrar na faculdade em Setembro ou até mesmo para aqueles que já lá estão mas estão a precisar de alguma ajudinha extra!
O video da minha experiência encontra-se no fim do post.


Mais uma vez, e visto que sou "apaixonada" por fazer listas, fiz uma com alguns conselhos e dicas para vocês:

  • Organizem-se - Uma das coisas mais importantes na universidade é ser organizado. Ter um planner ou uma agenda com as datas dos testes, dos trabalhos e das apresentações é crucial para terem a vossa vida académica mais "facilitada" pois acreditem que não vão ser os vossos professores a lembrarem-vos do que têm de fazer como acontece no ensino secundário. Isto serve também para as faltas pois nenhum professor vos vai dizer que estão quase a atingir o nível de faltas, por isso terem noção do máximo de faltas que podem dar bem como quando deram e as que deram é algo bastante importante também.
  • Empenhem-se - Algo que também é muito importante é vocês empenharem-se na faculdade mas Rita o que é que tu queres dizer com isso? Aquilo que eu vos quero dizer é que é muito importante que não façam o típico caminho escola-casa/casa-escola que faziam no secundário. É bom fazerem grupos de estudo, irem a formações e palestras bem como participarem em atividades extra-curriculares pois vão fazer com que vocês cresçam enquanto pessoas, que aumentem os vossos conhecimentos mas vai principalmente fazer com que criem amizades ao longo do ano.
  • Interessem-se - É fundamental que percebam qual a área que vos interessa mais no vosso curso por exemplo, eu estou num curso de Restauração e Catering mas as áreas que mais me interessam são cozinha e restaurante. Quando vocês perceberem qual a(s) área(s) que vos interessam mais foquem-se em aprofundar conhecimentos sobre essas áreas não só nas aulas como também fora delas.
  • Notas não são tudo - Sendo eu uma perfeccionista esta dica foi bastante difícil de interiorizar mas a realidade é que apesar do que muitas pessoas dizem, na minha opinião as notas não são tudo. A razão de eu dizer isto é simples: os testes por norma testam os nossos conhecimentos mas muitas das vezes são exagerados na medida em que há imensa matéria e muito pouco tempo e aprender não é decorar. E temos vários exemplos conhecidos de personalidades que só provam isto. No entanto, o meu maior conselho para vocês é que se foquem e tentem tirar as melhores notas possíveis, se não conseguirem atingir esses resultados não estejam a martirizar-se pois há sempre possibilidade de melhorar.
  • Método - Tal como vos falei no post Guia de sobrevivência para os exames é importante arranjarem um método de estudo que funcione para vocês. Para além de métodos de estudo, é necessário aprenderem e desenvolverem os vossos conhecimentos relativamente ao método de elaboração de trabalhos por exemplo saber como fazer uma introdução ou conclusão.
  • Não tenham medo - Não tenham medo de aceitar as oportunidades que vos aparecem/dão. Entrem em novas aventuras e divirtam-se durante as vossas novas experiências, pois estas também contam imenso para os nossos currículos.
  • Divirtam-se - Apesar de terem de se esforçar, é muito importante que se divirtam e aproveitem pois estarem sempre a estudar só vos vai saturar e vai chegar uma altura em que não conseguem nem aprender nem concentrar-se. Para além disso, a universidade é uma experiência única e que ajuda no vosso crescimento pessoal e profissional (tal como já mencionei anteriormente). 

Espero que estas dicas vos ajudem e comentem o que acharam do post. Não se esqueçam também de seguir o blog e o meu instagram (@ritatodriigues)

Xoxo,
RR




You May Also Like

6 comentários

  1. Adorei as dicas, vou entrar este ano na Universidade e estou com um bocado de 'medo' eheh
    Segui o blog,beijinhos
    Aqui fica o meu, www.prettyinpink.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vai correr tudo bem!! vê o meu video se quiseres saber um pouco da minha experiência e de alguns "erros" que cometi mas que serviram para aprender ótimas lições e originaram histórias para contar!
      Segui o teu blog também, beijinhos

      Eliminar
  2. As dicas são espectaculares para quem ainda está na escola :D

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, tentei ser um pouquinho abrangente para que desse para todas as leitoras! :D
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ótimas dicas, não só para estudantes universitários mas para todos aqueles que ainda estão a estudar de alguma forma! Gostei muito do post e da sua transversalidade! Estou a seguir!

    Um beijinho,
    Bia do Bookaholic.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida!! É sempre bom saber que vocês gostam dos posts!!
      Beijinho

      Eliminar