BEDA | E quando a amizade acaba?

by - agosto 01, 2017

Amizade. A amizade é algo que só se sabe o que é vivendo.
É criar laços com alguém. Laços que servem para sabermos que existe um lugar onde nos dão abrigo, um ombro para chorar e até mesmo horas seguidas de gargalhadas. Horas estas que nunca são perdidas!
A amizade é uma relação que precisa de ser cultivada e cuidada. Esta pode nascer por inúmeras razões: um gosto comum, um evento a que ambos tenham ido, ou até mesmo uma mensagem no facebook.
Um amigo é aquele que está (sempre) connosco, seja nos bons como nos maus momentos, disponível às 5h da tarde (17h) como às 5h da manhã, seja para um café ou até mesmo para desabafar. Numa amizade não há lugar para a inveja, ciúme ou rivalidade, pois um amigo faz parte de nós.


Durante a minha vida perdi várias amizades. Achava que eu era o problema mas, ao longo do tempo apercebi-me que não havia apenas uma razão para uma amizade acabar. Deixamos de nos identificar com certas pessoas, outras despertam o pior de nós e às vezes a distância “ajuda” a acabar com uma amizade.

Quando esta acaba, sentimos muitas das vezes que um dos indivíduos é que tem culpa, que foi tudo uma mentira, pois era conveniente serem nossos “amigos”, que lutámos e nos esforçámos para manter uma amizade pela qual já não valia a pena lutar. Damos por nós a pensar em tudo o que já passámos com x pessoa, pessoa essa que já nos foi tanto e que apesar de tudo ainda nos é, visto que, faz parte de nós e custa separarmo-nos. Custa vermos essa pessoa fazer com outras tudo o que fazia connosco, tudo o que deveria ser só nosso, mas acima de tudo custa receber aquelas mensagens cujo único propósito são interesses do estilo “sabes a que horas é que abre aquela loja?” ou “preciso de tirar fotos novas para o insta, bora fazer uma sessão como antigamente?”. Chegámos a um ponto onde a nostalgia dos bons velhos tempos não chega, onde não vale a pena e é aí que percebemos que aquela relação tinha acabado.

No entanto, quando esta acaba, não significa que não tenha sido verdadeira, ou que tenha sido por interesse. Significa apenas que essa amizade chegou ao fim.
Eu costumo pensar que o fim de uma amizade pode ser o início de outra. Uma amizade por muito curta ou muito longa que seja, nunca é um desperdício de tempo, porque independentemente das razões desta ter acabado, vai ser sempre algo que contribui de certo modo para termos experiência, que nos ajuda a conhecer as pessoas e que acima de tudo nos ensina sempre uma lição.
De todas essas amizades perdidas, memórias é tudo o que resta mas, mesmo assim lembro-me de todas as amizades com um sorriso na cara pois apesar de terem acabado faze parte de mim, parte do meu ser e para o bem ou para o mal, farão sempre parte da minha história.                                                                    

RR



You May Also Like

3 comentários

  1. Quando uma amizade - ou um namoro - acaba, a maior parte das vezes é para o nosso bem, mesmo que ainda não o saibamos.
    Às vezes só nos precisamos de desligar das pessoas

    Beijinhos ♥
    http://marta-raminhos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. É difícil perder amizades que um dia foram importantes para nós, mas se aconteceu, provavelmente foi pelo melhor em ambas as partes. As pessoas mudam e começam a separar-se e a seguir diferentes caminhos, neste meio é vulgar amizades acabarem por algo tão simples como a falta de contato.
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Na vida nada é garantido, até mesmo amizades aparentemente sólidas ou com alguma duração. O que acontece tem sempre alguma razão de ser por muito que nos custe deixar esta ou aquela amizade. Se alguém se afasta, novas pessoas e talvez melhores aparecem para mostrar pontos de vista diferentes, dar um sabor diferente às vivências. A amizade é relativa: podes ter alguém com uns anos e haver pouca afinidade ou acabar de conhecer alguém há pouco tempo e parece que se conhecem desde sempre
    A maturidade ao longo do tempo, irá ajudando a lidar com isto
    Gostei muito do post
    Beijinhos
    https://escritalhadaa.blogspot.pt

    ResponderEliminar