LIFESTYLE | 10 frases em búlgaro que deviam saber

by - setembro 15, 2017



 Ler em Português      Read in English

Como sabem tenho estado estes últimos meses a estagiar na Bulgária, e uma das situações mais difíceis foi o idioma. O idioma é a maneira como comunicamos e se não os entendo ou se eles não me entendem torna-se bastante complicado. Muitos jovens sabiam falar inglês ou pelo menos dizer algumas coisas, mas tanto no local onde trabalhei como no estabelecimento onde dormi as pessoas que falavam inglês eram muito poucas.

Por isso, e de modo a ajudar alguém que esteja a pensar em ir à Bulgária, reuni uma lista de frases em Búlgaro, não só para quebrar um pouquinho o gelo, mas também porque muita gente, tal como referi anteriormente, não fala inglês.

1. Zdráveti/Zdrásti
Significado: “olá”.

2. Dóbró útero/Dobar den/Dobar vertxi
Significado: “Bom dia”/”Boa tarde”/”Boa noite” é importante tal como na nossa língua materna cumprimentar as pessoas quando passamos por elas.

3. Blagodarya!
Significado: “Obrigada!” é uma palavra um pouco complicada de pronunciar, no entanto, para agradecer os bulgaros costumam utilizar mais a palavra francesa “merci!” que para além de ser mais fácil de pronunciar é também mais fácil de lembrar.

4. Dovijdane! (doh-veezh-dah-nay)
Significado: “Adeus!”, tal como a palavra anterior esta também é uma palavra difícil de se pronunciar mas temos uma opção bastante mais fácil que é “ciao” como em italiano.

5. Izvinete
Significado: “com licença” será uma palavra bastante útil principal se andarem de transportes públicos e precisarem de sair e tiverem muitas pessoas à vossa frente.

6. Nazdrave
Significado: “saúde”. Pode ser utilizado tanto quando se está a celebrar algo como quando alguém espirra.

7. Mola
Significado: “de nada”/”por favor”.

8. Ne rasbiram
Significado: “não compreendo”.

9. Costa?/Cacsi?
Significado: “como estás?”/”que se passa?”. Em resposta podemos sempre responder “Dobré”(bem), “Ne dobré”(mal)  ou “sisko é toque” (está tudo bem).

10. kolko struva?
Significado: “quanto custa?”.

Para além destas palavras em búlgaro há também algumas palavras que se pronunciam e significam a mesma coisa que em português. Algumas delas são: nova, moderno, contrabando, contrabandista, mafia, canela,

Espero que tenham gostado. Se tiverem interessados em mais algumas frases/palavras deixem nos comentários que eu farei mais um post sobre isso! Para além disso, dêem-me a vossa opinião sobre este post estar escrito em duas línguas. Gostavam de ver os próximos posts do blog em bilingue?
Vemo-nos no próximo post.

Xoxo,

RR

You May Also Like

2 comentários

  1. post mesmo interessante, tentei treinar as palavras, mas o meu sotaque é péssimo ehehe

    https://algodaodoce1234.blogspot.pt/

    ResponderEliminar