LIFESTYLE | Coisas que deviam saber antes de irem à Bulgária

by - setembro 22, 2017



 Ler em Português      Read in English

Todos nós antes de viajarmos seja por que razão for pesquisamos sempre bastante sobre o local onde vamos. Por esse motivo, e no caso de algum de vocês estar a pensar ir até à Bulgária, criei esta série de posts com algumas informações que consegui reunir.
No post de hoje mostro-vos as 5 coisas que deveriam saber antes de irem para a Bulgária.

1. Idioma

Na Bulgária o idioma mais utilizado é o búlgaro (como é óbvio xD). No entanto, neste meu período aqui pude descobrir que poucas são as pessoas que falam outra língua como por exemplo o inglês. Não tive oportunidade de visitar a belíssima cidade Sofia mas de certeza que na capital muita gente fala pelo menos inglês mas em Sveti Vlas, Nesebar, Pomorie, Elenite e Ravda quase ninguém fala inglês, só mesmo em alguns bares/restaurantes em Sunny beach.

2. Transportes públicos

Podemos usufruir da vasta rede de autocarros bem como de comboios. É importante ter em consideração que existem várias paragens de autocarros e por isso devemos sempre saber em quais vamos sair e em quais devemos entrar. Outra dica em relação aos autocarros é a hora a que os usam, ou seja, dependendo da hora a que usam os autocarros o preço pode ser mais baixo ou mais alto. Nas horas de ponta o preço é claramente mais alto. Para além disso, é importante referir que muitas das vezes quando utilizamos este meio de transporte vamos no mesmo como se fôssemos “sardinhas enlatadas”
Relativamente aos comboios não tivemos oportunidade de os experimentar mas pelo que sei sofrem bastantes atrasos e poucas são as pessoas que os usam.

3. Acena com a cabeça para dizer que não

Este é o único país que conheço que tem esta pequena particularidade onde dizer que sim ou não com a cabeça é o inverso, ou seja, se quisermos dizer que sim abanamos a cabeça para a esquerda e para a direita mas se quisermos dizer que não abanamos a cabeça para cima e para baixo.

4. Handmade souvenirs

Na Bulgária apostam imenso em souvenirs feitos à mão e tenho para vos dizer que são bastante interessantes e apelativos: em madeira, joias, coisas de pele ou produtos de cosmética que têm como base rosas ou iogurte.
Os meus favoritos são as bijuterias personalizadas, mais em concreto os “handmade necklaces with rice corn writting” onde podemos escrever uma palavra num grão de arroz e colocar o mesmo dentro de um pendente.

5. Moeda

Apesar de ser um dos países que pertence à UE a moeda utilizada é o BGN (Bulgarian Leva), ou seja, poucos são os sítios que aceitam dinheiro em euros. O valor sem comissão de 1€ para BGN é de mais ou menos 1,96. No entanto, ninguém troca euros por BGN a esse preço. O preço mais baratos que encontrei foi a 1,92BGN por euro.

Espero que tenham gostado do post. Digam-me na secção de comentários que tipos de posts gostavam de ver pelo blog.

Xoxo,
RR


You May Also Like

1 comentários

  1. Olha que engraçado não tinha noção nenhuma disso. Bom post..

    Beijinhos
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar