LIFESTYLE | Erasmus - A minha experiência

by - outubro 09, 2017



 Ler em Português      Read in English

Como sabem, este verão participei no programa Erasmus + e tive a oportunidade de estagiar na Bulgária.
Participar no programa Erasmus é algo que pretendia fazer desde que me lembro e o destino não era importante, aquilo que eu queria era viajar, explorar o mundo à procura de conhecimento.
Como muitos sabem eu sou uma pessoa que adora viajar, mas não apenas para sítios bonitos. Quando vou viajar o meu principal objetivo é crescer quanto pessoa e obter o máximo de conhecimento possível! Conhecer outras culturas, pessoas, comidas, etc, é das coisas que mais me fascina, pois o mundo está repleto de culturas diferentes e todas elas bastante interessantes.

Quando soube que tinha uma oportunidade de participar fiquei eufórica. A oportunidade de ir para a Bulgária foi, desde início, uma das primeiras opções, pois era a que mais condições oferecia e visto que não tenho muitos recursos financeiros para poder despender na viagem, habitação e alimentação, a que melhor se adequava a mim. O hotel onde iria estagiar fazia parte de uma cadeia de hotéis 4 estrelas que é conhecida pelo mundo e com hotéis espalhados por todos os continentes, o que foi algo que também me fascinou.

Após dois dias de viagem cheguei a este país que me deixava ansiosa por esta nova experiência. No entanto, esta foi maioritariamente negativa. No início tudo corria lindamente, mas quando me refiro a início refiro-me às primeiras duas semanas, porque depois disso tudo deu para o torto. Para começar, poucas eram as pessoas que falavam inglês e, por isso, tornava-se difícil compreender o que diziam e apesar do meu grande esforço eles não se esforçavam por tentar explicar. As pessoas com quem trabalhei nessas primeiras semanas foram muito mal-educadas, chamavam-me nomes, falavam mal de mim e gozavam comigo. A minha sorte nestas semanas foi que trabalhava lá um rapaz que traduzia o que diziam sobre mim e também aquilo que queriam que eu fizesse, que não passava muito de cortar tomates e pepinos.
Este rapaz acabou por se ir embora e eu tentei mudar de secção, o que consegui passado uns dias. Passei da cozinha fria para a secção dos pequenos-almoços onde trabalhava não só no show cooking, como também dentro da cozinha. Mais uma vez, no início as coisas corriam bem mas passado umas semanas os mesmos problemas voltaram a acontecer bem como outros onde me obrigavam a limpar o que os outros não limpavam e onde, apesar de ainda não conhecer bem a operação, me deixavam a trabalhar sozinha, porque a pessoa que deveria trabalhar comigo preferia comer, fumar, e conversar com as outras raparigas.

Sinto que me adaptei bastante bem, mas as pessoas em si não se adaptavam a mim. Não por eu ser má no meu trabalho, mas por ser rápida e às vezes conseguir ser melhor que eles. Neste último mês consegui ser transferida para um dos outros restaurantes do hotel onde me sentia bem. No entanto, o facto de eu ser uma pessoa “feliz” e de sorrir para toda a gente resultou em mais problemas e onde uma das pessoas em quem mais confiei no hotel foi completamente rude e mal-educada, pois tinha ciúmes que as pessoas se dessem mais comigo do que com ela.
Honestamente não achei que fosse a melhor experiência de sempre, simplesmente por causa das pessoas e das situações que ocorreram.

Mas não foi tudo negativo. Sinto que foi uma experiencia que me ajudou não só a desenvolver o meu eu, como também me ajudou a crescer como individuo numa outra sociedade. E tive a oportunidade de conhecer e conviver com pessoas fantásticas, com outros hábitos e culturas.

Aproveito este post, também para agradecer a toda a gente que me proporcionou os melhores momentos de sempre, os risos, as brincadeiras e sobretudo a amizade e recordações com que fiquei.

Xoxo,

RR

You May Also Like

3 comentários

  1. Adorei conhecer a tua experiência, acho que é algo ótimo, mas não fiz nem está nos meus planos!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/10/zaful-wishlist.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  2. adorei o teu blog! ganhaste uma nova seguidora!
    passa no meu e diz o que achas!
    beijinhos

    http://eyeelement.blogspot.pt/2017/10/i-love-fall-shein-wishlist.html

    ResponderEliminar
  3. A ideia de que temos de Erasmus é que é tudo um sonho, mas de certo nem sempre é assim, e foi o teu caso! Tenho pena que tenha sido mau, pois deveria ter sido uma experiência incrível!
    Mas, o lado positivo, foi mesmo o de teres aprendido algo, nem que seja, sobre ti mesma!

    https://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar