ADULTING 101 | How to manage time

by - janeiro 21, 2018



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Estão constantemente a notar que estão atrasados nos vossos trabalhos? Vocês chegam ao fim do dia e vêm que não conseguiram alcançar nem fazer metade das coisas que tinham planeado? Isso é porque talvez vocês não sabem bem como gerir o vosso tempo.
 
Hoje vou aprofundar um tópico ao qual tenho vindo a falar bastante em posts anteriores.


 
Aprendam as coisas à primeira: Todos sabemos que quando se fala em aulas, por norma o sinónimo ou a palavra que nos vem à cabeça é aborrecimento. Sim, é verdade, nem sempre nos apetece assistir a alguém a debitar matéria que na altura não é importante para nós. No entanto, a realidade é que mais cedo ou mais tarde, essa matéria vai-nos fazer falta nem que seja para os testes. Por isso, é essencial que estejam com atenção às aulas e que aprendam tudo à primeira, sendo que, se tiverem dúvidas podem perguntar aos vossos professores que vos esclarecerão.

Ter prioridades: Quando se está na escola, principalmente na faculdade ou até mesmo no trabalho, temos de priorizar algumas coisas pelo menos nos dias de semana. Por exemplo, se eu tiver uma festa na quarta, mas se tiver trabalhos para entregar na quinta ou na sexta, ou até mesmo uma apresentação importante, eu não vou pensar duas vezes em não ir a essa festa. Afinal de contas, festas há muitas, mas oportunidades para nos "sairmos bem na escola/trabalho" nem por isso. Tentem também estimar o tempo que vão demorar a fazer alguma coisa e aumentem em 10/15 minutos dependendo da tarefa.

Evitem distrações: Isto não tem ciência nenhuma e não há muito a dizer sobre isto, mas basicamente evitem tudo o que vos distraia quer sejam redes sociais, jogos de telemóvel ou até mesmo sms. Definam um tempo de estudo ou trabalho e durante esse tempo cortem nas distrações.

Princípio de Pareto: ou mais conhecido como método 80/20 é basicamente um método que afirma que 80% dos resultados vem de 20% do nosso esforço. Por exemplo, segundo Vilfredo Pareto, 80% da receita de uma empresa (lucro) deriva de 20% dos clientes; ou 80% da riqueza mundial está na mão de 20% das pessoas. Outro exemplo mais ligado com a escola é, muitas vezes temos trabalhos que contam para cerca de, vamos supor, 80%, foquem-se nesse trabalho e não numa aula que perderam ou em algo que correu menos bem, como por exemplo um teste que valia pouco. É importante também focarem-se numa coisa de cada vez em vez de fazerem multi-tasking.

Não stressem: Isto vindo de alguém que está sempre stressada é um pouco irónico, mas tentem relaxar. Com isto quero dizer que estarem sempre stressados não vos leva a lado nenhum, aliás até vos deixa mais cansados tanto fisicamente como psicologicamente. É claro que com isto não vos estou a dizer para se sentarem à sombra da bananeira à espera que os resultados apareçam à vossa frente, okay?

Saibam quando parar: no caso dos vossos problemas relativos a gestão de tempo advirem do facto de vocês tentarem fazer demasiadas coisas, então a única solução é mesmo parar um bocadinho e respirar. É impossível fazerem coisas que demoram 2 dias em 24h.
 
O que acharam destas dicas? E o que têm estado a achar dos posts desta rubrica?

Xoxo,
RR


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14 comentários

  1. Adorei estas dicas, até porque já utilizo a maioria delas, mas quanto mais as vejo, mais me apetece colocá-las em prática! Admito que também sou uma pessoa muito stressada e reduzir isso tem sido o meu grande objetivo do momento!

    Beijinhos,
    www.the-mjournal.com

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    1. Acontece exatamente o mesmo comigo! Boa sorte. Beijinhos

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  2. Acho que são boas dicas, na faculdade sempre deixei tudo para fazer à última hora e depois fazia noitadas e quase diretas para acabar trabalhos quando antes andava uma semana inteira sem fazer nada. A organização é uma das chaves para o sucesso. Beijinhos*

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    1. Sem dúvida! E os resultados da organização notam-se! Beijinhos

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  3. São mesmo ótimas dicas e eu tento seguir ao máximo!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

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  4. Adorei as dicas! Estou no final do curso e acabo em março. Vou começar a estagiar também em março. Quase nunca chego atrasada pois preparo-me com antecedência e tenho quase tudo organizado. Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

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    1. Também evito chegar atrasada até porque depois para a outra parte parece que estamos "desinteressados". Obrigada pelo feedback. Beijinhos

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  5. Aproveitem esta fase em que apenas estudam, pois é a fase da vida que é mais fácil gerir o tempo.
    Depois, com trabalho, família, obrigações domésticas (quando se sai de casa dos pais) etc etc., torna-se bem mais desafiante. Mas se as bases de gestão de tempo já vierem daqui, ótimo! Mais fácil depois adaptar :)

    Cláudia - Mulher XL
    www.mulherxl.pt

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    1. Felizmente e infelizmente, encontro-me nessa situação. não tenho filhos mas as obrigações domésticas, a faculdade e conciliar isso tudo com o trabalho, também não é nada fácil. Obrigada pelo feedback. beijinhos

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  6. Gostei das dicas embora ultimamente tempo é coisa que não me falte!

    Beijinhos, Hellen ❤
    https://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

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  7. Sou das pessoas que mais stresso e sem controlo nenhum no tempo, acabo por ser bem esquecida. Mas adorei as dicas e vou por algumas em prática :D

    Beijinhos,
    DEZASSETE

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    1. Tenta apontar tudo o que tens para fazer num papel, assim pode ser que não te esqueças tão rapidamente. Obrigada pelo feedback. Beijinhos!

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