ADULTING 101 | How to beat procrastination

by - fevereiro 21, 2018

pro-cras-ti-na-tion |prəˌkrastəˈnāSHən, prō-| 
noun 

 procrastination


Lendo a definição do UrbanDictionary, até parece ser algo fácil, a questão é que para todos os "procrastinadores", não procrastinar é algo difícil ou que eles não conseguem fazer.

Após algumas pesquisas, visto que também faço parte desse grande grupo de procrastinadores, encontrei algumas maneiras para ultrapassar a procrastinação. 

 

Façam as vossas tarefas durante alguns minutos - Esta é uma das dicas que mais vi espalhada pela internet. Segundo o professor Richard Wiseman, isto é chamado de "efeito Zeigarnick" (Zeigarnick effect), que diz que quando começamos a fazer algo mesmo que seja por apenas alguns minutos o nosso cérebro mantém-se alerta até de facto acabarmos. Está relacionado com o facto de que, por vezes o mais difícil de fazer numa tarefa ou trabalho é simplesmente começar.

Façam primeiro as tarefas mais difíceis - Algo que eu noto bastante na faculdade é que todos nós temos tendência para adiar os trabalhos maiores e fazer primeiro aqueles trabalhos "básicos". Quanto mais difíceis forem estas tarefas mais energia e concentração vão requerer e se passarmos o dia a fazer as tarefas mais fáceis quando chegar à hora de fazer as difíceis não vamos ter vontade. Por isso, se tiverem trabalhos para fazer que sejam mais difíceis, comecem por esses.

Determinem prazos - Segundo Tim Urban, existem dois tipos de procrastinação. O primeiro está relacionado com prazos, onde basicamente fazemos tudo à última da hora com medo de não conseguir entregar, por exemplo, uma tese ou um trabalho. E depois temos um que se relaciona com o facto de não haverem prazos, por exemplo, eu digo que quero ser gerente de uma loja, ter o meu próprio negócio, mas se eu não lutar nem fazer tudo o que posso para o conseguir nunca chegarei ao meu objetivo, visto que cada tarefa que tenho de fazer até alcançar esse objetivo não tem "prazos", acabamos por não os fazer. É por isso importante, definir metas e prazos de modo a alcançarmos aquilo que queremos e a não nos esquecermos de entregar todos aqueles trabalhos super importantes.
Espero que consigam perceber o que expliquei, caso contrário, 
cliquem aqui para ouvirem a explicação do Tim Urban.

Conheçam-se e comprometam-se - Tal como já falei em posts anteriores é muito importante conhecerem-se a vocês mesmos e a comprometerem-se, cliquem aquiaqui  e aqui.

Giram bem o vosso tempocliquem aqui para saberem as minhas dicas e como costumo gerir o meu tempo.

 

Para além destes conselhos, é super importante manterem-se hidratados, praticarem exercício físico e dormirem horas suficientes.

 

E vocês, são procrastinadores? Como tentam combater este "mal"?

 

Xoxo,

RR

You May Also Like

4 comentários

  1. Admito que não sofro muito de procrastinação, mas algo que me ajuda imenso é afastar o telemóvel de mim enquanto estou a trabalhar, para não me distrair com as notificações!

    Beijinhos,
    www.the-mjournal.com

    ResponderEliminar
  2. Começar é terrííííível! É o mais difícil para mim no que diz respeito a algumas coisas muito específicas. O que também já reparei é que a questão da hidratação faz imensa diferença - quando bebo mais água sinto-me com muito mais energia e concentração!

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Boas dicas, já as sigo a todas :). A segunda é muito importante. Se fizermos primeiro as tarefas mais difíceis, tudo será mais fácil.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar