Criar um blog!

by - fevereiro 03, 2018


blog


Tudo começou há 20 anos atrás, quando duas mulheres (miúdas na altura) se conheceram e criaram uma amizade muito grande. Com esta amizade veio a criação de dois blogs: OhMaria! e Living in B’s Shoes. Estas duas grandes mulheres são a Maria Gonçalves e a Bárbara Bação que, após 8 e 5 anos de terem criado os seus blogues, respetivamente, juntaram-se e criaram um grande projeto que como se costuma dizer “tem muitas pernas para andar”. No fim do mês passado, tive a oportunidade de ser convidada para a apresentação oficial do projeto e devo dizer-vos que me encantou imenso. Eu já tinha uma ideia do que seria o projeto, mas ver estas duas mulheres a explicarem a ideia delas, a mostrarem o que as motiva e o que originou a criação deste grande projeto motivou-me imenso. Por isso, e tal como já tinha falado convosco pelo instagram decidi partilhar um pouquinho do meu dia convosco, mas desta vez num formato diferente: uma entrevista.

#1. Em que consiste o projeto Criar um blog?

O Criar Um Blog é uma plataforma que pretende ajudar bloggers e influenciadores digitais a fazerem crescer os seus projetos. Queremos dar todo o apoio e formação necessários para planearem e pensarem estrategicamente, munindo-os de ferramentas que vão fazer toda a diferença nos seus percursos.

#2. Como surgiu a ideia do projeto?

Já temos os nossos blogs há bastante tempo, e em muitos momentos sentimos falta de apoio direcionado. É certo que existem milhares de artigos publicados na internet, mas a maior parte não são dirigidos especificamente a bloggers e muito menos ao projeto de cada um individualmente. Achámos que, em Portugal, os influenciadores estão a crescer e a estrutura de apoio é pouca ou nenhuma, por isso fazia todo o sentido lançar este projeto.

#3. A quem se dirige este projeto, ou seja, qual é o vosso público-alvo?

Os clientes Criar Um Blog são os influenciadores digitais, ou as pessoas que gostavam de criar um blog/canal de Youtube e não sabem por onde começar. Vamos trabalhar nas duas frentes: com os que já se lançaram, para que cresçam ainda mais, e com os que se querem lançar mas precisam de ajuda para dar o primeiro passo.

#4. Quais são os serviços que fornecem dentro do vosso projeto?

O Criar Um Blog atua em três frentes: online, com planos de subscrição que dão acesso a conteúdo relevante, reuniões mensais de influenciadores e apoio em tempo real num grupo fechado de Facebook; formação, com uma agenda de workshops mensal bastante preenchida, com opções tanto para quem está a iniciar como para quem já tem um projeto em andamento; coaching, um trabalho individual e personalizado em que analisamos casos concretos e ajudamos com dúvidas específicas ou com o planeamento de um caminho para atingir os objetivos do nosso cliente.


blog
Bárbara e Maria

#5. Que workshops têm em mente?

Temos um plano de workshops fixo que, para já, vai contar com os workshops "Blogging para Iniciantes", "Como crescer no Instagram", "SEO para blogs" e "Como ganhar dinheiro com um blog". Para além destes, que vão acontecer todos os meses, teremos outros workshops com oradores externos sobre temáticas que façam sentido para os influenciadores, como por exemplo branding pessoal, editar fotografias com a app lightroom, Google Analytics...

#6. Para vocês que já são bloggers há bastante tempo, acham que gerir os mesmos é algo fácil?

Não, de todo! A parte mais difícil de ter um blog é a gestão. Começando logo pelo facto de que, em Portugal, quase ninguém vive apenas do blog, portanto tem de o conciliar com um trabalho full-time e com a vida pessoal. Não saber gerir o tempo pode destruir por completo um projeto, e esta é uma temática que vamos abordar muito em breve também num workshop.

#7. Não têm medo de, ao ensinar estas bloggers a fazer tudo aquilo que vocês sabem, alguém vos “roube” a ideia?

Acreditamos que, quando somos realmente bons naquilo que fazemos, não deixaremos de ter mérito independentemente da quantidade de pessoas que façam igual. Por isso, sabemos que a única coisa que é preciso para termos sucesso é querermos, todos os dias, ser melhores do que fomos no dia anterior. E queremos muito ajudar todos os que se cruzarem no nosso caminho, porque não faz sentido para nós ser de outra forma.

#8.Onde é que podemos encontrar o Criar um blog?

O Criar Um Blog tem o seu websitewww.criarumblog.pt, e também redes sociais, Facebook (/criarumblog.pt) e Instagram (@criarumblog).

 

Espero que tenham gostado!

Xoxo,

RR

 

You May Also Like

5 comentários

  1. Já conhecia o projeto, e para já estou a adorar ler as dicas que partilham no blog do site :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia o projeto, mas achei mesmo interessante! Concordo com ambas as bloggers no que toca à falta de apoio dos influenciadores digitais, é um mercado em crescimento e que devia ser mais explorado!

    Beijinhos,
    www.the-mjournal.com

    ResponderEliminar
  3. Elas são maravilhosas! Acho que fazem um trabalho incrível e admiro-as imenso :) Parabéns pela entrevista!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um cabaz de novidades da Nyx!

    ResponderEliminar
  4. Adorei a partilha, pois não conhecia o projeto!!

    Novo post: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/02/dream-trip-ultimo-dia-em-roma-ootd-68.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia o projeto mas achei interessante. Ótima partilha! Beijinhos

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar