Empowering bodies | Episode 3 ft Bárbara Martins

by - março 14, 2018


Episode

Olá a todos, o meu nome é Bárbara, tenho 22 anos e ainda tenho excesso de peso.

Digo "ainda tenho", porque estou numa batalha contra a perca de peso, que digo-vos já que não tem sido nada fácil, mas NÃO É IMPOSSÍVEL!!!!

Mas antes de vos dizer como, o que estou a fazer e porquê. vou abrir o meu coração convosco e falar um pouco da minha história.

Como disse acima ,tenho 22 anos e sempre me conheci gorda, sempre tive peso a mais que o normal para uma criança da minha idade. Até entrar naquela idade que dizemos “a idade do armário”, para mim ter peso a mais passava-me completamente ao lado e muita gente me dizia “Bárbara as gordinhas são mais simpáticas” e até aos meus 13/14 anos eu dizia isso e não me importava de ser gorda.

Mas nem tudo é um mar de rosas e assim que entrei na adolescência comecei a olhar para mim de outra forma, comecei a não gostar de mim, a não aceitar o facto de ser gorda. A minha mãe foi comigo a vários nutricionistas e nada resultava. No primeiro mês, emagrecia 5 a 6 kilos e depois nos restantes emagrecia apenas gramas. Como devem calcular, quando estamos em fase de perca de peso queremos perder tudo menos gramas! Claro que isso me desmotivava imenso e eu deixei de ir a nutricionistas.


Episode



É óbvio que sofria imenso com isso, para não falar que os rapazes não se interessavam por mim, porque eu era gorda e não queriam namorar com uma gorda. Durante a minha adolescência, só tive um namorado a sério e até esse gozou comigo, mas são águas passadas.

As idas falhadas a nutricionistas eram constantes e então comecei a olhar ao espelho e a tentar aceitar o meu corpo, comecei a tentar gostar de mim assim. Claro que não foi fácil, porque nunca consegui usar as roupas da moda, ou as que eu gostava porque me ficavam horrivelmente mal, mas mesmo assim eu dizia para mim mesma “Bárbara és gorda e sabes que não te ficam bem”

Antes a palavra “gorda” assustava-me e odiava que me chamassem assim, mas a verdade, e por muito que me custasse aceitar, eu era mesmo assim, como queria eu que as pessoas me chamassem magra?

Como disse acima, sofria imenso com o peso a mais e como devem imaginar a minha autoestima e confiança comigo mesma era muito pouca, até mesmo a forma como me relacionava com as pessoas. Sempre fui pessoa com imensa dificuldade em criar amizades e refugiava-me nos amigos de infância.

Mesmo começando a tentar aceitar-me como sou, em 2017 a minha vida mudou. Comecei a ser seguida por uma Endocrinologista, para quem não sabe é uma especialidade da medicina para a tiroide, e a Dra.Carolina disse-me que eu tenho uma síndrome de Pré-Diabetes e que eu iria começar a tomar um medicamento para antecipar a chegada dos Diabetes e que tinha que começar a fazer uma dieta. Acreditem que já não era por questão de estética, mas sim por questões de saúde e isso sim deu um clique gigante na minha cabeça e toda a gente sabe que o bem mais precioso que temos é a nossa saúde.


Episode



Então comecei a fazer a dieta que a médica me mandou e a praticar desporto, atualmente o que faço é caminhada e termino com 5 minutos de corrida. Não vos vou dizer a minha dieta porque cada pessoa é uma pessoa e acho que vocês têm de procurar um profissional para vos recomendar a ideal para vocês. Comecei a dieta em setembro de 2017 e já emagreci 20kg.

Não tem sido nada fácil meus queridos acreditem, mas tal como comecei por dizer neste depoimento, não é impossível! Deus tem sido tão meu amigo nesta minha fase como em toda a minha vida e acreditem que é ele que me dá bastante força para continuar para a frente.

Hoje em dia, posso dizer-vos que sou uma pessoa mais segura de mim mesma, mais confiante, mais forte e acima de tudo gosto do que vejo e gosto de mim coisa que, até então era impossível.

Com isto quero dizer-vos que sim, sofri imenso com isto, foram anos e anos de sofrimento e de não-aceitação, mas tudo mudou, e se eu estou a mudar vocês também conseguem fazê-lo basta terem uma coisa: FORÇA DE VONTADE.

Acreditem ou não, sejam crentes ou não, mas Deus tem sempre os melhores presentes para nós e ele é amigo de quem é amigo dele, por isso digo que ele tem sido uma das minhas forças para esta grande caminhada e só vou parar quando chegar à meta pretendida.

Quero agradecer à Rita por esta oportunidade de falar aqui no blog dela, aproveito também para vos dizer que também sou blogger e vou deixar aqui todas as minhas redes sociais para que me possam seguir.


Episode


Um beijinho e um abraço apertadinho a quem estiver a passar pela mesma fase que eu e NUNCA, MAS NUNCA DESISTAM!! Nada é impossível…

Facebook: https://www.facebook.com/shimmerandbeautybybarbara/

Instagram: https://www.instagram.com/barbaramartins_makeup/

Blog: http://shimmerandbeautyy.blogspot.pt/

Contacto: barbaramartiinsmakeup@gmail.com

 

You May Also Like

5 comentários

  1. Estas histórias de vida são mesmo inspiradoras, estou a adorar a tua rubrica! Continua assim! E, já agora, um beijinho cheio de força para a Bárbara!

    Beijinhos,
    www.the-mjournal.com

    ResponderEliminar
  2. Uou!
    Fiquei completamente impressionada! Já tinha visto a tua rubrica mas confesso que nunca tive muito tempo para espreitar.
    Admiro imenso a Bárbara pela força e coragem que teve em descrever todas as situações pelas quais teve de passar. Espero sinceramente que consiga chegar ao objetivo final e que todos os anos de sofrimento tenham valido a pena.
    Beijinhos,

    tudonositiocerto.wordpress.com

    ResponderEliminar
  3. Estou de coração apertado ao ler este texto tão pessoal e que me toca imenso. Compreendo perfeitamente o que cada palavra e sentimento representa. Vivemos numa sociedade que passa o tempo a dizer que somos todos iguais mas que nos mostra que uns sao mais iguais que os outros.
    Toda a minha vida tive e tenho exesso de peso. E só quem de facto passa sabe o que sao os olhares e os comentarios cheios de boas intenções mas que nos magoa e que nos deixa fragil.
    Espero k tudo corra bem. Muita força 💖

    ResponderEliminar
  4. Gostei do testemunho e desejo-lhe toda a força do mundo para conseguir chegar ao objectivo dela (=

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez obrigada pela oportunidade Rita <3
    Obrigada a todas pelos comentários.

    Beijinhos

    ResponderEliminar